sexta-feira, 27 de novembro de 2009

cronicidades3

O País Calvinbol
por Paulo Castro Seixas

Na turma do meu filho há um daqueles rapazes que coloca os nervos dos professores em franja. Chamemos-lhe Zézinho! Vamos no terceiro mês de aulas, a caderneta do Zézinho já vai cheia, todos os dias vai ‘para a rua’, que é como quem diz é posto fora da sala… Os professores terão tentado tudo para que ele seguisse as regras mas o Zézinho parece inventar sempre uma regra nova… que lhe possibilita não cumprir as regras. No final parece não interessar quantas vezes o Zézinho irrita os professores, quantas chamadas de atenção tem na caderneta, quantas vezes é expulso da sala de aula. Os colegas já entenderam isso, os pais dos colegas já entenderam isso, os professores já entenderam isso… Então, perguntam vocês, e a Escola, ou seja, a instituição que legitima tal (des)regramento? Pois não sei responder-vos. O que eu sei é que, até agora, a Escola não fez nada!

Como todos os dias, falávamos sobre isto no carro… Sobre a possibilidade de alguém numa turma subverter as regras e de toda a turma acabar sendo subjugada nessa subversão. “É como o país” - dizia eu. “É como o Calvinbol” – disse o meu filho. “O quê?” – Perguntei eu. Ele explicou-me e é verdade. De facto a turma do meu filho (e de tantos filhos nossos) está como o país e ambos estão como o Calvinbol! A esta altura já devem estar a perguntar que raio é o calvinbol. Para quem gosta do Calvin e Hobbes, consultem o álbum Progresso Científico… Uma Treta! Mas eu explico.

O Calvin estava com dificuldades em aprender as regras do Basebol e resolveu inventar o seu próprio desporto, o Calvinbol. O Clavinbol é um desporto cuja única regra é nunca repetir a mesma regra duas vezes. Como diz o Hobbes (Waterson, 1991: 101) “Não há desporto menos organizado que o Calvinbol”. O calvinbol é uma espécie de jogo das caçadinhas mas em que nunca se é apanhado porque cada vez que se está para ser apanhado inventa-se uma nova regra ou consegue-se interpretar de novo uma velha regra.

O Zézinho da turma do meu filho está sempre a inventar novas formas para o jogo do ensino-aprendizagem na sala de aula, assim como os políticos, legisladores e tantos mais inventam novas regras ou interpretam de forma nova velhas regras para se desresponsabilizarem e (des)regular o país, ou seja, vão jogando o Calvinbol, segundo a principal regra do jogo: "Nenhum jogo de Calvinbol pode ser igual a outro". Se ainda não perceberam bem o jogo, deixo-vos abaixo a tese apresentada por Bill Waterson. Vejam lá se não é um jogo bem Português?!


Sem comentários:

Enviar um comentário