segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dar o salto ou 'ir a salto'6

Boa Páscoa!

Para um laico desejar 'Boa Páscoa' pode soar estranho. Pelo menos a mim soava-me. Afinal a Páscoa é o momento do calvário e da crucificação de Cristo. Mesmo que a história termine, para quem tem fé, pelo melhor, com a ressurreição, sentia sempre um certo incómodo indizível em desejar 'Boa Páscoa'. Mas, reflectindo bem, é adequado desejarmos 'Boa Páscoa' e é isso que desejo a todos. A Páscoa é, talvez, o mais importante dos rituais cristãos. No entanto, mais que isso, é um ritual que se relaciona com outras religiões e, mesmo, com a religião como um campo social específico, o campo de 'religare', o dos poucos elementos da Vida que nos ligam a todos.

Pessach, a palavra hebraica para Páscoa significa 'passagem' e poderá referir-se à passagem, há cerca de 3500 anos, do Senhor pelo Egito instruindo Moisés para salvar os primogénitos judeus do anjo da morte pelo sacrifício dos cordeiros e a marcação das portas com o seu sangue. Uma vez que tal momento levou à libertação do povo de Israel, Pessach é também a comemoração do êxodo dos israelitas do Egito da escravidão para a liberdade. E para a Terra Prometida. E, para além de tudo, Pessach é uma comemoração de 7 dias e, nesse sentido, é um ritual cosmogónico que remete para a criação do mundo. Pessach em Hebreu, Pascae em Latim, Paska em grego remete assim para o sacrifício, para a viagem, e para o renascimento em liberdade, noutro lugar.

Noutras coordenadas, os Celtas, na Europa Ocidental, pelo segundo milénio antes de Cristo, celebravam pela altura do equinócio da Primavera, o ciclo de morte e ressurreição da natureza, através da deusa Eostre ou Ostera (de onde vem a Easter anglo-saxónica e a Ostern germânica), deusa da fertilidade e abundância que é representada com um ovo, símbolo do nascimento, na mão e uma lebre, símbolo da fertilidade e também da Lua, no colo.

A Páscoa comemora-se na primeira semana a seguir à Lua Cheia que surge depois do equinócio da Primavera e é o ritual da renovação que, em última análise, liga os humanos e a natureza no que une as nossas histórias, o ciclo de nascimento, morte e renascimento. Neste tempo em que precisamos de 'luz crescente' e de renovação pois desejo a todos nós uma Boa Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário